Champions League

A BRIGA PELA CLASSIFICAÇÃO

Falta apenas uma rodada para o término da fase de grupos da UEFA Champions League, e ainda restam vagas para as oitavas

POR: Gustavo de Oliveira Souza

Após o fechamento da quinta rodada da Champions League, alguns times já asseguraram suas vagas para o mata-mata, porém a disputa continua em aberto para algumas equipes.

O grupo A tem dois milionários garantidos na próxima fase. Com o empate por 2×2, conquistado na raça, contra o Real Madrid, o PSG manteve a diferença de cinco pontos para os merengues e ficou com a primeira posição. Já o clube espanhol joga a última partida apenas para cumprir tabela. Brugge e Galatasaray brigam pelo terceiro lugar, o clube belga tem um ponto a mais que os turcos, e por isso só dependem de si para manter a colocação.

Bayern e Tottenham sobraram no grupo B e também estão classificados. E, assim como no grupo anterior, ambos já têm as posições definidas, e diferença de cinco pontos. O Bayern em primeiro e os Spurs em segundo. Estrela Vermelha e Olympiakos não conseguiram levar a disputa pela classificação para a última rodada, e por isso brigam entre si pela terceira posição, e classificação para a Europa League.

No grupo C, o Manchester City, com onze pontos, conseguiu a classificação antecipada e em primeiro lugar. Shakhtar, Dinamo Zagreb e Atalanta decidem a segunda vaga. Com seis, cinco e quatro pontos, respectivamente. Na sexta rodada, os croatas recebem o líder City, em casa, e precisam da vitória para chegar às oitavas. Por outro lado, Shakhtar e Atalanta jogam, na Ucrânia, a chance da disputa do mata-mata.

Após vitória em Turim, a Juventus garantiu a vaga em primeiro do grupo D. Atletico de Madrid, com sete pontos e Bayer Leverkusen, com seis pontos, tem a chance de ocupar a segunda posição. Os comandados de Simeone recebem o Lokomotiv Moscow, já eliminado da competição, na rodada seis. Já o Bayer sonha com a classificação, porém terá que vencer a Juventus, que cumprirá tabela.

O grupo E está totalmente indefinido. O primeiro colocado, Liverpool, não tem sequer a vaga assegurada. Pois, Napoli, com um ponto a menos, e Salzburg, com três pontos a menos, passam o clube inglês se vencerem na rodada final. O Napoli recebe o Genk, que já não tem mais pretensões no torneio, e em teoria tem vida tranquila. O Salzburg recebe o Liverpool, na Áustria, e esse confronto é importantíssimo. Se o Liverpool vencer se classifica em primeiro, se empatarem os ingleses também classificam, porém, talvez na segunda posição, e nesses dois possíveis resultados o Salzburg não avança. Entretanto, se os austríacos vencerem, ultrapassam o Liverpool pelo saldo de gols, e tem a chance de eliminarem o atual campeão da competição.

Após vitória em cima do Borussia Dortmund, o Barcelona garantiu a primeira colocação do grupo F. Dortmund e Inter, ambos com sete pontos, brigam pela segunda vaga. A equipe italiana tem três de saldo a mais que os alemães, e por isso ocupam a segunda posição. Mas na sexta rodada, a Internazionale encara o Barcelona, em Milão, e necessita da vitória para classificar. Isso porque o Borussia joga contra o lanterna Slavia Praga, que possui apenas dois pontos, e deve ser presa fácil aos auri-negros.

Os dois gols de Fosberg, no finalzinho do jogo contra o Benfica, encaminharam a classificação do RB Leipzig. Mas nada está assegurado no grupo G, pois Zenit e Lyon estão fortes na briga pela vaga. O Zenit vai a Portugal enfrentar o Benfica, último colocado, que ainda sonha com uma improvável classificação. E o Lyon recebe os alemães do Leipzig, em jogo que ambos precisam do resultado para garantir o avanço no campeonato.

Por último, mas não menos importante, temos o grupo H. Com o Ajax ocupando a primeira posição, com dez pontos, e o Valencia e Chelsea empatados com oito pontos. O Lille está mais embaixo com apenas um ponto. O Ajax e o Chelsea decidem a classificação em casa. Os holandeses enfrentam o Valencia, jogo muito importante, e os Blues pegam o Lille, em partida decisiva para os comandados de Lampard.

Deixe uma resposta